quarta-feira

Vila!

PRIMEIROS ESTUDOS

A primeira idéia para a implantação em vila foi proteger o interior da vila, a área de lazer e convivência, do tumulto e agitação que a avenida Afonso Pena representa. Assim foi pensado uma implantação em formato "U". Para a implantação em vila foram escolhidos, primeiramente, 3 tipos: duplex, térreo com 4 quartos, térreo com 2 quartos. Esses tipos iriam se sobrepor em três níveis e criar a proteção desejada para a área íntima.

Quando os tipos foram sobrepostos em planta iniciaram as dificuldades. A principal era como acessar a área de serviços externa à casa no pavimento superior. A solução foi criar uma circulação horizontal que ligasse as residências e desse acesso à essa área externa.

A implantação foi então determinada pelo acesso principal à residência e pelo acesso à área de serviço, prevendo ainda a permeabilidade para que as casas se expandissem e que os vazios de acesso e iluminação permanecessem. 
Para atingir o número mínimo de 25 casas, foi preciso apenas a criação de um nível superior, com acesso realizado por duas escadas. As tipologias acessíveis ficam locadas todas no pavimento térreo, não sendo necessária a criação de plataformas elevatórias.


 O estacionamento de veículos foi proposto no subsolo, para que houvesse maior espaço para a área central de lazer. Inicialmente ele deveria fica imediatamente embaixo das tipologias, porém a rampa de acesso ficaria com uma inclinação muito alta e desconfortável.
Na área central, como já foi dito, está a praça de lazer e convivência, com espaço para o playground. A área apresenta ainda alguns caminhos que permitem a permeabilidade urbana e árvores para melhorar o sombreamento das casas.



O PROJETO













ANTEPROJETOS DOS TIPOS