sábado

Espaços de interação social - programa Ação

 “O trabalho comunitário não se faz só no escritório de arquitetura, no projeto. Se faz discutindo muito com a comunidade, trocando ideias e percebendo algumas questões que a comunidade levanta. A gente propõe outras, faz entender e faz nascer junto. Quando nasce, eles se sentem donos. Responsáveis também do que está sendo erguido. Isso é fundamental”, diz o Ruy Ohtake."

Hoje o programa Ação, exibido na rede Globo, falou sobre os espaços na arquitetura que privilegiam a interação social, aqueles que geram gentilezas na cidade. Foram mostrados o Copan, MASP e outros espaços, mas teve enfoque no SESC Belenzinho e no Pólo Educacional de Heliópolis, do Ruy Otake (tem entrevista com ele, inclusive).
Há quase um ano fui para São Paulo e, viajando para São Caetano, passei pela favela de Heliópolis, perto do conjunto habitacional que está sendo construído,também um projeto de Ruy Otake. Ele se impõe no meio da arquitetura local por, entre outras características, serem edifícios redondos. Cada edifício possui 4 pavimentos e apartamentos de 52 m².

A matéria exibida pode ser encontrada aqui.